GOVERNO ANGOLANO DÁ INÍCIO AO REGISTO DOS CIDADÃOS ABRANGIDOS NA CLÁUSULA DE CESSAÇÃO DO ESTATUTO DE REFUGIADOS

Arrancou na manhã de ontém 25. Mar.21, em todo país a campanha de registo dos cidadãos refugiados das nacionalidades abrangidas na cláusula de cessação do estatuto, mormente Ruandesa, Liberiana e Serra-leonesa.

O acto simbólico decorreu nas instalações do Posto de Atendimento do Rangel, em Luanda, sob coordenação do presidente do Conselho Nacional para os Refugiados-CNR, Comissário de Migração Principal, João António da Costa Dias.

Testemunharam o evento o Representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados-ACNUR em Angola, Sr. Vito Trani, distintos representantes dos Departamentos Ministeriais que conformam o CNR, o Administrador Distrital do Rangel, o Coordenador Geral da Comunidade dos Refugiados em Angola, Sr. Baba Njai e convidados.

Após visita guiada às instalações e breves interacções com as equipas técnicas de registo e de supervisão, o presidente do CNR fez saber que o presente acto é sequência da cerimónia solene realizada no pretérito dia 18 de Dezembro de 2020, orientado pelo Ministro do Interior da República de Angola, General Eugénio César Laborinho, e visa essencialmente a conclusão do referido processo.

“Este acto vem mais uma vez provar o compromisso do Governo na materialização das políticas do Estado angolano no âmbito do direito humanitário internacional, entretanto, com o arranque desta campanha auguramos que os cidadãos que serão integrados localmente, assim como os que decidirem abandonarem o país tenham êxitos nesta nova fase das suas vidas”, asseverou.

Ao tomar da palavra, o representante Oficial do ACNUR em Angola começou por agradecer o Governo angolano pela efectivação do processo e, de modo particular o CNR e o SME, pela colaboração e apoio na realização das actividades voltadas a classe dos refugiados, entretanto, enfatizou ainda que, o CNR continua a trabalhar com o Governo para materialização do processo de registo e atribuição de documentos para os refugiados que se encontram em zonas urbanas e suburbanas, ao nível do país. 

No final do acto, os cidadãos Muhamed Toure e Sina Icaba, que por sinal foram primeiros contemplados no processo de registo no âmbito da cláusula, receberam das mãos do presidente do CNR e do representante do ACNUR os respectivos recibos para obtenção dos cartões de residente.

Publicado em: 26/03/21