MAIS DE 90 EFECTIVOS DO SME TERMINAM COM ÊXITO OS CURSOS TÉCNICOS DE MIGRAÇÃO E DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

MAIS DE 90 EFECTIVOS DO SME TERMINAM COM ÊXITO OS CURSOS TÉCNICOS DE MIGRAÇÃO E DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Mais de 90 efectivos do Serviço de Migração e Estrangeiros terminaram nesta Quarta-Feira, 12.10.22, com êxito o ciclo formativo de Capacitação Técnica em matéria de Migração e Línguas Estrangeiras, nomeadamente, Inglês, Francês e Mandarim.

A cerimónia de encerramento que decorreu no auditório da Escola Nacional de Migração-ENAMI, foi presidida pelo Director-Geral do SME, Comissário de Migração Principal João António da Costa Dias, que esteve ladeado pelo Comissário de Migração Manuel Evaristo, Director daquela agremiação de ensino.

De acordo com o Director Adjunto da para Área Pedagógico e Cientifica da ENAMI, Subcomissário de Migração Afonso Catenguele a formação visou dentre outros aspectos, fortalecer as competências profissionais dos Oficiais de Migração, para o melhor enfrentamento dos desafios existentes no controlo dos fluxos migratórios no país, bem como adequar a actuação do efectivo com base em directrizes, acções e medidas previstas no Pacote Legislativo Migratório e nas normas que regem a instrução policial.

Na sua intervenção, o presidente acto mais uma vez vincou que a formação dos quadros continua a ser umas das prioridades absolutas do Serviço de Migração e Estrangeiros, tendo em conta os desafios contextuais, dentre os quais, o processo de diversificação da economia e a abertura do país ao mundo.

De acordo ainda com o responsável, mediante os desafios contemporâneos urge a necessidade de potenciarmos cada vez mais os nossos efectivos, sobretudo em matérias de especialidade e de línguas estrangeiras, de modo a obtermos os resultados desejados no exercício da nossa actividade.

Todavia, o titular aproveitou também a ocasião para lançar um repto aos recém-formando, no sentido de partilharem com os demais colegas os conhecimentos adquiridos durante os seis (06) meses de formação, fazendo jus assim ao slogan: “ Colega Ajuda Colega” precisou.

Por conseguinte, o acto testemunhado pelos membros do Conselho Operativo foi marcado ainda por vários momentos altos, nomeadamente actuação do Grupo Cultural do SME, Outorga de Diplomas de Mérito e de louvores aos formando e formadores, foto de família, bem como a doação de 15 Obras literárias para o acerco da Biblioteca da ENAMI.

Importa referir ainda que, no âmbito do processo de formação e capacitação permanente dos efectivos, está previsto para o mês de Dezembro a realização de duas Conferências dirigidas aos Oficiais Comissários.

Publicado em: 13/10/22