#REDACÇÃO – O Ministro do Interior, Manuel Gomes da Conceição Homem destacou, no passado dia 18 de Novembro de 24, o papel preponderante que o Serviço de Migração e Estrangeiros desempenha na garantia da segurança e da soberania nacional, tendo em conta a sua característica específica no asseguramento das fronteiras, com ênfase no controlo da entrada, trânsito, permanência e saída do território nacional, bem como pela sua relevância na prestação de serviços públicos.
As declarações foram feitas, durante a sua primeira visita oficial, na qualidade de Ministro do Interior da República de Angola, à Direcção Geral do Serviço de Migração e Estrangeiros.
Às instalações sede do SME, o titular do Interior foi recebido pelo Director-Geral do Órgão, José Coimbra Baptista Júnior que, na ocasião, fez-se acompanhar dos Directores-Gerais Adjuntos, Comissários de Migração Tomé Cuanga João e João Fortunato Machado e dos distintos Membros do Conselho Consultivo do Serviço.
Durante o encontro, o Governante exortou a necessidade de se melhorar cada vez mais a qualidade do serviço prestado, privilegiando a eficácia, eficiência e humanização.
” É necessário a tomada de medidas coersivas diante de acções que lesem o bom nome e a imagem da instituição, e que se faça, regularmente a auto-avaliação dos níveis de valores que o Órgão defende ” sublinhou o Governante.
Ao seu turno, o Director-Geral do SME, após as palavras de circunstâncias e proceder a apresentação do sistema organizacional e funcional do Órgão, convidou o Ministro do Interior e a delegação que o acompanhava para uma visita guiada ao Centro de Emissão e Produção de Passaportes e outras áreas afins.
Vale lembrar que, Manuel Gomes da Conceição Homem foi nomeado a Ministro do Interior no passado dia 31 de Outubro do ano em curso, em substituição de Eugénio César Laborinho.
Publicado em: 27/11/24