PESCADORES RESGATADOS NAS ÁGUAS MARÍTIMAS DE CABINDA ENTREGUES ÀS AUTORIDADES DA RDC

assim como nos termos da Convenção Internacional das Nações Unidas

para salvaguarda da vida humana no mar (SOLAS-1974), o Comissário de Migração, João Joveth Ângelo presidiu na tarde da sexta-feira, (27), a Comissão multissetorial que procedeu a entrega, às autoridades migratórias da DGM/Yema, (10) pescadores da RDC resgatados na quinta-feira, 26 de Novembro de 2020, nas águas marítimas de Cabinda por naufrágio.

As autoridades de segurança marítima local receberam um alerta sobre a existência de uma embarcação à deriva no alto mar, concretamente nas plataformas petrolíferas do Malongo, em consequência de uma avaria registada no motor da embarcação, que tinha a bordo (10) pescadores da RDC.

O acto formal teve lugar no posto de fronteira do Yema, local onde foi rubricado o protocolo de entrega, sendo a parte angolana representada pelo Comissário de Migração, João Joveth Ângelo, Director do Serviço de Migração Estrangeiro, e da parte congolesa pelo chefe do posto da DGM/Yema.

Igualmente o acto foi testemunhado pela Comissão multissetorial de combate à Covid-19 destacados no Yema.

Para esclarecer o sucedido, Nelumbu Jean, um dos sinistrados, disse à nossa reportagem que, na noite do dia 26/11, por volta das 20h10 minutos, em plena actividade piscatória foram surpreendidos por rajadas de vento acompanhada de fortes ondas, que causou o naufrágio da embarcação que os transportava. Após várias tentativas conseguiram colocar a embarcação numa posição favorável que possibilitou os navegantes salvarem.

Mais adiante, agradeceu o tratamento merecido da parte das autoridades administrativas e migratórias angolanas.

Publicado em: 29/11/20