CIDADÃOS ANGOLANOS RETIDOS NA REPÚBLICA DO CONGO REGRESSAM AO PAÍS

O Posto de Fronteira do Massabi (Cabinda), registou na manhã deste sábado 25.Jul.20, o regresso de 72 cidadãos angolanos que estiveram retidos na República do Congo, em consequência do Decreto Presidencial n.º 01/20, de 18 de Março.
 
A operação desenvolvida pela Embaixada de Angola na República do Congo e pela Comissão Provincial Multissectorial para o combate e prevenção da Covid-19, foi coordenada e testemumhada pelo vice-governador para o Sector Político e Social, Miguel dos Santos de Oliveira.
 
Segundo o Dr. Francisco Muanda, Embaixador da República de Angola acreditado naquele país “os cidadãos em causa foram em tratamento médico e acabaram sendos surpreendidos pelo decreto, todavia ainda existem muitos angolanos nesta condição, e que deligências estão a ser feitas de formas a regressarem também o mais breve possível.
 
Segundo o Comissário de Migração, João Joveth Ângelo, Director Provincial do SME, do ponto de vista migratório, procedeu-se o registo dos 72 cidadãos ora regressados, de Igual modo, efectuo-se o repatriamento de uma cidadã da República do Congo por violação da cerca sanitária limítrofe, após ser julgada por desobediência pelo Tribunal Provincial de Cabinda.
 
Entretanto, o Coordenador da Comissão Provincial Multissectorial, Miguel dos Santos de Oliveira, fez saber que o exercício decorreu dentro da normalidade e que fruto do trabalho de base feito pela Embaixada de Angola no Congo, facilitou ainda mais processo, porém dos 72 cidadãos testados, 10 foram reactivos a IGG positivo e 1 IGM também positivos, este último foi encaminhado ao Hospital Provincial de Cabinda para os testes laboratoriais e os demais seguiram às casas, onde cumprirão a quarentena domiciliar.
 
Salientou igualmente que, dos 72, 50 são residentes em Cabinda, 3 no Zaire e 19 em Luanda. Os residentes fora de Cabinda, a comissão está encetar contactos com os homólogos para que cheguem as respectivas localidades.

Publicado em: 06/08/20