SME E PGR PROCEDEM A SOLTURA DE 25 CIDADÃOS DA GUINE-BISSAU NO QUADRO DO MEMORANDO DE REGULARIZAÇÃO EXTRAORDINÁRIA

REDACÇÃO – O Serviço de Migração e Estrangeiros e a Procuradoria-Geral da Republica procederam no último final-de-semana, 29. Dez. 23, no Centro de Detenção de Estrangeiros Ilegais CDEI, sito no Km 32, a soltura de 25 Cidadãos Guineenses, no quadro do Memorando de Regularização Extraordinária celebrado entre os Governos das Repúblicas de Angola e da Guiné-Bissau.

O acto de entrega formal do mandado de soltura, foi coordenado pelo Comissário de Migração Principal, João António da Costa Dias, Director Geral do Serviço de Migração e Estrangeiros e o Sub-Procurador Geral da Republica junto do SME, António Binza Quilobo, testemunhado pelos distintos Membros do Conselho Consultivo do Órgão e representantes da comunidade Guineense em Angola.

Durante o processo de entrega dos documentos, o Director Geral do SME, recomendou aos cidadãos hora abrangidos, maior disciplina nas suas acções em liberdade, de formas a não condicionar o curso normal dos procedimentos legais.

Na ocasião, o Sub-Procurador Geral da Republica junto do SME, António Binza Quilobo, reafirmou que, após a liberdade os cidadãos estrangeiros serão encaminhados à Missão diplomática e Consular da Guiné Bissau para posteriormente fazerem os seus registos e o devido cadastramento.

Por seu turno, o Presidente da Comunidade Guineense em Angola, Amadou Dialo, manifestou a sua satisfação em função ao processo dos cidadãos abrangidos que estão sob o Termo de Identidade e Residência.

De realçar que a medida de Regularização Extraordinária aplica-se apenas aos Cidadãos daquele país, que se encontram há mais de dois anos em Angola, a semelhança dos cidadãos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe

Publicado em: 08/01/24