DIRECTOR GERAL DO SME RECEBE EM AUDIÊNCIA O CÔNSUL DA GÂMBIAO

A visita visou, dentre outros aspectos, o reforço dos laços de cooperação entre as duas instituições, bem como, a troca de informação sobre assuntos de interesse comum.

No referido encontro, as entidades abordaram assuntos diversos, dentre os quais, o Interesse do Estado gambiano em promover a cooperação entre o SME e a sua congénere da Gâmbia.

Ao tomar da palavra, o representante diplomático da Gâmbia fez saber que por força dos encontros mantidos anteriormente, as relações entre o SME e o Consulado do seu país conheceram melhorias substanciais, pelo que se pretende manter este nível de interacção.

O Director Geral do SME, por seu turno, brindou o visitante com informações relativas a situação dos cidadãos gambianos residentes em Angola, que por sua vez considerou como sendo calma.

Todavia, o Comissário de Migração Principal, João António da Costa Dias, informou ainda que após a conclusão do processo de cessação de Estatuto de Refugiados aos cidadãos das Comunidades Ruandesa, Liberiana e Serra-Leonesa, o Conselho Nacional para os Refugiados vai desenvolver uma acção de legalização e atribuição do cartão de identificação aos refugiados residentes em Angola.

No final, as partes manifestaram-se disponíveis em colaborar naquilo que for necessário para a satisfação dos interesses comuns.

De referir que, participaram do encontro os Directores do GCII, GIC e do Gabinete do Director Geral do SME, bem como o Porta-voz do Consulado Gambiano, Sr. Tiago Soares.

Publicado em: 28/11/20