SME NA LUNDA-SUL PROMOVE MESA REDONDA NA RÁDIO LOCAL

No âmbito da prossecução das actividades, enquadradas nas festividades do 46° Aniversário da Institucionalização do SME, o orgão local, promoveu nesta segunda-feira 18 de abril, 22, uma mesa Redonda sobre o “SME Ontem, Hoje e Amanhã” na emissora da Rádio Lunda-Sul.

Importa salientar que, o certame teve como objectivo, refletir sobre a evolução do orgão e os ganhos obtidos ao longo destes anos.

Segundo os membros envolvidos na actividade, nomeadamente Superintendente de Migração Simão Samacaca, Superintendente de Migração Luciano Luhungo, Inspector Chefe de Migração Isabel Domingos e Subinspector de Migração Samuel Luciano, o orgão foi fundado em 19 de Abril de 1976, com a nomenclatura de Serviço de Migração e Fronteiras (SEF) Sob liderança do Senhor Lourenço José Ferreira “Diandengue”, dada as denominações adoptado ao longo do percurso, em 1999 o órgão passou a chamar-se de Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).

Por conseguinte, dentre vários aspectos abordados, os membros relataram que o SME, é um órgão do MIMINT integrado no sistema de segurança do Estado, Segurança públicas e interna no âmbito de polícia criminal, visando defender e garantir a inviolabilidade das fronteiras, movimento migratório assim, como de residentes fronteiriço.

“19 de Abril” é uma data inesquecível, um facto incontornável da História desta importante Instituição, para o Estado e o povo Angolano. Asseverou Simão Samacaca.

Além dos aludidos acima, integrou à comissão o responsável do GCII do SME/L-Sul.

Publicado em: 19/04/22