MOXICO EM FESTA PELO 46⁰ ANIVERSÁRIO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SME

O efectivo do Serviço de Migração e Estrangeiros no Moxico, comemorou na manhã desta Terça-feira 19 de Abril do corrente ano, o 46⁰ aniversário da criação do Órgão, sob lema “SME, 46 ANOS, APOSTANDO NA MODERNIZAÇÃO, DIGITALIZAÇÃO E CONTROLO DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS.

O acto Provincial teve início pelas 10h09 no Anfiteatro na Casa da Cultura do Moxico, tendo como dirigente Sua Excia Comissário Dias do Nascimento Fernando Costa Delegado do MININT e Comandante da Polícia Nacional no Moxico, que na sua chegada foi recebido pelo Comissário de Migração José Massela Muila Director Provincial do SME, acompanhado pelo Dr Quintas Sampieca, Administrador Municipal do Moxico. tendo feito as honras de casa e desejando boas vindas as entidades convidadas.

O Comissário de Migração “Muila” ao dirigir-se aos presentes, passou em revista as actividades desenvolvidas pelo Órgão no ano trânsato de 2021, quanto ao controlo das fronteiras terrestre e fluvial, emissão e remissão de passaportes, prorrogações de visto, repatriamento de imigrantes ilegais, só prá citar. Tendo terminado com palavras de agradecimento aos efetivos pelo espírito de empenho, abnegação nas tarefas, o apoio acolhido das entidades locais e Central para a materialização dos programas.

O Alto dirigente do acto Comissário Dias do Nascimento Fernando Costa ao se dirigir diante do auditório começou por parabenizar os efectivos do Órgão por mais uma risonha primavera e enfatizar a tamanha importância do SME dentro da estrutura do MININT, encorajando os funcionários a não poupar esforços no combate à imigração ilegal e crimes conexos, reconhecendo os constrangimentos de varia ordem. Por outro lado elucidou de que o Ministério tudo tem feito e está a fazer para regularizar a situação de nomeação e promoção de funcionários entre o binómio tempo de serviço e Função e Posto e; para terminar sua intervenção exortou ao efectivo o prosseguimento das responsabilidades acometidas com dedicação e espírito de missão; abster-se das práticas de incomirdades que comprometem actividade do Órgão e o progresso do trabalhador.

O acto foi recheado de vários momentos culturais como; músicas com cantores da praça local, peça teatral, entrega de diplomas de mérito aos destacados, bem como de troféus as equipas vencedoras de torneio de futebol 11 do SME e SP-Mx.

Participaram na festa de confraternização e corte do bolo, membros do Conselho Consultivo da Delegação do MININT-Moxico, magistrados judiciais, do SINSE, FAA, representantes consulares da RDC e Zâmbia, comunicação social e efectivos em geral do SME.

Publicado em: 19/04/22