ESCOLA NACIONAL DE MIGRAÇÃO PROCEDE ABERTURA DO III° CURSO DE SUPERAÇÃO EM TÉCNICAS DE MIGRAÇÃO E DO II° CURSO DE ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL

A Escola Nacional de Migração (ENAMI), realizou hoje, (02.09.2021) no auditório das suas instalações, o Acto de Abertura do III° Curso de Superação em Técnicas de Migração e o II° Curso de Ética e Deontologia Profissional no âmbito do Atendimento ao Público.

Numa cerimónia em que participaram Oficias Comissários, Superiores, Subalternos, Subchefes, Agentes e formandos provenientes das Direcções provinciais do Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Luanda, Biê, Lunda-Norte, Uíge, Zaíre, Malanje, Bengo, Huíla, Cabinda, Benguela, Moxico, Huambo, Cunene e Namibe.

O acto foi presidido pelo Comissário de Migração Tomé Cuanga João, Director-geral Adjunto, em representação do Director-geral do SME, ladeado pelo Comissário de Migração Marcelino José Caetano, idualmente, Director-geral Adjunto do mesmo órgão e o Comissário de Migração Manuel Evaristo, Director da ENAMI.

O presidente do acto na sua intervenção, referiu que o SME enquanto integrante do aparelho de Segurança do Estado, tem gizado planos, estratégias e acções, tendentes primeiramente a interpretar o que deve ser combatido no fenómeno Migratório e o que nele deve ser extraído como mais-valia para o desenvolvimento do país.

Outrossim, das acções formativas que ora tiveram início, espera-se que sejam adquiridas competências que permitam a aplicação das Técnicas de Migração nas suas mais variadas vertentes, ao serviço de um desempenho profissional capaz de lidar com a gestão dos fenómenos Migratórios contemporâneos num processo em que a Ética e a Deontologia devem configurar a base, quer da implementação prática destes conhecimentos, assim como da prestação de um serviço de excelência.

Igualmente temos a convicção de que o empenho dos formadores e dos formandos a que se recomenda que encarem o seu envolvimento no curso, como uma missão, as acções de capacitação que hoje inauguramos, serão geradoras de transformações positivas, finalizou. Ao discurso de abertura, seguiu-se uma aula inaugural sob o tema: “O Islamismo e o Estado Soberano no séc. XXI”, cujo prelector foi o Superintendente de Migração Orlando Victor Muhongo, formador da ENAMI.

Publicado em: 10/09/21