SECRETÁRIO DE ESTADO PARA SAÚDE PÚBLICA ABORDA PAPEL DO SME NO COMBATE E PREVENÇÃO À COVID-19

desta Sexta-Feira, 16 de Outubro, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, uma palestra subordinada ao tema “O contributo do Serviço de Migração e Estrangeiros na prevenção e combate à propagação da Pandemia da Covid-19”.

O certame promovido pelo Movimento de Apoio Solidário de Angola (Movangola), contou com a presença do Director Geral do SME, o Comissário de Migração Principal, João António da Costa Dias, do Dr. António Alcino Sawanga, Presidente do Movangola, de Membros do Conselho Consultivo do SME e de efectivos deste órgão.

Nas palavras de circunstâncias, o Director Geral do SME após saudar e louvar a iniciativa do Movangola, fez saber que “tendo em conta a natureza da actividade exercida pelo Órgão, num contexto de crise sanitária como a que vivemos, é exigida ao efectivo a observância de um alto nível de precaução, com vista a auto-protecção, a protecção das respectivas famílias e da população em Geral, pelo que entendemos que neste momento a informação e o conhecimento são as armas mais eficazes na luta contra a Covid-19”.

Ao seu turno, o Secretário de Estado na qualidade de prelector, começou por afirmar “que não há nenhuma força magica que possa nos ajudar a controlar a propagação da Pandemia da covid-19 no país, se não, monitorar, gerir e controlar os movimentos da população em todos os pontos de entrada no país, uma actividade de extrema importância exercida arduamente pelos efectivos do Serviço de Migração e Estrangeiros.

Seguidamente, a entidade fez uma retrospectiva em volta do surgimento da pandemia em Angola e no mundo, das medidas de prevenção e combate criadas pela Comissão Multissectorial, apresentou de igual modo, os dados estatísticos da situação actual da doença no país, nomeadamente a classe etária mais afecta (dos 30-39), o nível de fatalidade, os grupos de risco e outros, assim como, os esforços envidados para contornar a pandemia.

Por conseguinte, os participantes apresentaram algumas inquietações, questões estas que mereceram pronta resposta do prelector, todavia, no final o acto foi marcado com uma fotografia de família.

De referir que, o acto em apreço enquadra-se no ciclo de conferências levado a cabo pelo Movangola, com vista a saudar o 45º Aniversário da Independência de Angola e preservar os ideias de Agostinho Neto.

Publicado em: 28/11/20