SME/LUNDA-SUL APRESENTA CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA NO CONTROLO DE FISCALIZAÇÃO POLICIAL SOBRE A PONTE DO RIO CHICAPA.-

 
O Posto de Controlo de Fiscalização sobre Ponte do Rio Chicapa, melhora os níveis de actuação das forças sobre os fluxos migratórios e o controlo das violações à cerca Sanitária.
 
Em abordagem com as Forças Mistas de Defesa, Segurança e Ordem Interna que actuam no Posto de Controlo e Fiscalização do rio Chicapa, S/Excia Subcomissário de Migração Elisiário Baltazar, Director Provincial do SME da Lunda-Sul, constatou na manha de hoje 13 de Julho de 2020, melhorias na actuação das forças no controlo sobre os migrantes e o controlo das violações à cerca sanitária dos cidadãos provenientes da Capital do País – Luanda.
 
O responsável, avaliou que desde à sua movimentação do antigo Posto de Fiscalização do Phimbi, vários imigrantes ilegais que tentam atingir às zonas de exploração de Diamantes do Município de Cacolo e Xamiquelengue; assim como os violadores à cerca sanitária são interpelados e conduzidos a aplicação das medidas que se impõem, de acordo com os princípios da Lei Migratória e dos Diplomas que regulam o Estado de Calamidade.
 
Naquela posição, o titular constatou que as forças actuam em estreita cooperação com a Comissão Multissectorial de contenção da propagação da Covid-19.
 
O rio Chicapa, um dos maiores na Província da Lunda-Sul, situado a 5 km da cidade de Saurimo, constitui um ponto forte no combate ao fenómeno Migratório e os Crimes Conexos.
 
O seu potencial hídrico com forte caudal, sua grandeza associada a existência de crocodilos e outros répteis o torna perigoso para qualquer migrante se atrever a contornar o Posto de Controlo e Fiscalização aí montado. Assim, quer residentes que se deslocam para as suas lavras quer automobilistas que cruzam o troço Luanda para as Províncias do Leste de Angola os torna imperativo à passagem pelo Posto de Controlo Policial.
 
Neste Posto, as forças mistas exercem entre várias actividades; o Controlo dos Fluxos Migratórios; Controlo da Circulação dos Menores de Idade; Serviços de Reguladores do Trânsito; Circulação de Mercadorias; Rastreio da Covid-19; entre outras, visando garantir a Segurança da População.
 
Dentre outras valências, para além de oferecer o ponto estratégico no combate à imigração ilegal e os crimes conexos, é também forte nos vários recursos naturais e minerais.
 
 

Publicado em: 06/08/20