ANGOLANOS RETIDOS NA RDC E RC COMEÇAM A REGRESSAR AO PAÍS

O Serviço de Migração e Estrangeiros em Cabinda, registou na manhã desta quinta-feira, (23), o regresso do primeiro contingente de cidadãos angolanos retidos na RDC e RC, por força do Decreto Presidencial n.°01/20, de 18 de Março.
 
O acto teve lugar no Centro de Quarentena Institucional do Ganda-Cango/Belize, que tem a capacidade de 200 leitos, onde foi criado dispositivos multissectorial ( Saúde, SME e Acção Social, Família e Igualdade do Género), para garantir o processo mais rápido e seguro.
 
Nesta primeira fase, regressaram ao país, 53 cidadãos angolanos (24 homens e 29 mulheres), provenientes do Bata-chiongo e Tsuku-kingubi/RDC, textados e avaliada a situação migratória de cada sem registo de qualquer situação anormal do ponto de vista migratório.
 
A Comissão Municipal Multissetorial da Covid-19 no Belize, criou todas condições logísticas necessárias, particularmente a alimentação e transporte a partir dos pontos de entrada até ao centro de quarentena, por formas a garantir que todos fossem testados e avaliada a situação migratória e epidemiologica.
 
No cômputo geral foram colhidas 55 amostras para testes rápidos incluindo de dois Sobas da comuna, com registo de (2) casos suspeitos de um Senhor de 40 anos de idade e uma menor, que imediatamente foram isolados e encaninhados ao Centro de Quarentena do Hospital Provincial de Cabinda, onde serão submetidos a exames laboratoriais, para se aferir o verdadeiro estado serológico.

Publicado em: 06/08/20