MINISTRO DO INTERIOR EFECTUA VISITA DE CONSTATAÇÃO NA DIRECÇÃO DO SME

O Ministro do Interior, General – Eugénio César Laborinho, visitou na Terça-feira, 20AGO19, as instalações da Direcção Geral do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), para constatar a organização e funcionalidade deste órgão do seu pelouro.

A entidade foi recebida pela guarda de honra do SME, tendo de seguida, se dirigido à sala de reuniões do Director-Geral, onde manteve um encontro breve com o Sub-procurador Geral da República junto do SME para se informar sobre a relação entre os dois órgãos, adiantando o Magistrado – Astregildo Culolo considerado excelentes essas relações.

De forma enérgica, o General percorreu completamente o edifício, tomando conhecimento sobre o estado e funcionamento das Direcções e Departamentos que compõe a Direcção do SME, bem como os serviços prestados por estes, tomando boa nota e deixando algumas recomendações pontuais ao efectivo sobre cuidados de saúde para se evitarem doenças profissionais.

Como agendado, o ministro dirigiu uma reunião com os Membros do Conselho Consultivo do SME na presença da comissão que o acompanhou, onde em primeira instância foi informado sobre o estado operacional e funcional deste Órgão Executivo Central do MININT, a situação do quadro de pessoal, as prementes dificuldade e constrangimentos, bem como as perspectivas da Direcção Geral, subscritas no Plano de Desenvolvimento do SME.

Na sua intervenção, a entidade mostrou conhecer muito bem a casa, saudou os esforços empreendido pela Direcção porém, reforçou a necessidade de mais trabalho para melhorar a imagem do órgão perante o público a quem recai a sua acção.

Em sequência referiu que “Circulam muitas informações pouco abonatórias a respeito do SME, que exigem a reversão do quadro, o mais rápido possível. Há muita desmotivação no seio do efectivo, sobretudo, no que diz respeito as promoções, e isto não é bom”, referiu a o governante.

O General, atentamente ouviu, anotou as preocupações, manifestou vontade de conjugar esforços para ultrapassar as dificuldades e os constrangimentos apresentados, apelou a harmonia, o diálogo, a unidade e a mudança de comportamentos por parte de alguns efectivos, que com algumas práticas indecorosas mancham o bom nome do Órgão, orientando a Inspecção do MININT e do SME maior rigor e responsabilização destes.

Disse também que primará por uma liderança aberta, disposta a trabalhar com aqueles que realmente querem trabalhar para a melhoria da imagem do ministério que dirige e, em particular, do SME.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO SME

Publicado em: 23/08/19