SME realiza última parada do ano 2018

A Direcção Geral do Serviço de Migração e Estrangeiros realizou no dia 28 de Dezembro a última Parada Geral do ano de 2018. O acto teve lugar no Centro de Detenção de Estrangeiros Ilegais (CDEI) e foi presidido por Sua Excelência Comissário Gil Famoso Sebastião da Silva, Director Geral do SME.

Estiveram presentes no acto, o Digníssimo Magistrado do Ministério Público Junto do SME Dr. Tomas da Silva Chingongo, Membros do Conselho Consultivo Normal do SME, Oficias, Subchefes e Agentes.

A actividade foi marcada por dois momentos altos, sendo o primeiro, reservado ao Encerramento do Iº Curso de Capacitação em Segurança Institucional, onde mais de 40 efectivos afectos ao Órgão foram dotados de conhecimentos teóricos e práticos relacionados à segurança. Defronte a tribuna de honra os formandos demonstraram técnicas e habilidades desenvolvidas e adquiridas durante a formação, a destacar a prontidão das forças e a defesa pessoal. Importa salientar ainda, que o processo formativo decorreu na Escola Nacional de Migração.

A segunda sessão foi marcada com a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, onde o presidente do acto na presença de mais de 3 mil efectivos e convidados fez a retrospectiva das acções levadas a cabo pela Direcção Geral do Órgão, durante o ano de 2018, bem como as perspectivas para o ano que se avizinha.


No que diz respeito às conquistas alcançadas em 2018, o Director Geral do SME destacou a construção da Escola Nacional de Migração, bem como, a aprovação de um conjunto de diplomas, tais como, a Política Migratória, o Observatório Migratório Nacional, o Conselho Nacional de Refugiados e outros.

No que tange ao processo de desconcentração da actividade migratória, de acordo com o Comissário procedeu-se a instalação dos Sistemas de Gestão Documental e de Prorrogação de Vistos nas províncias do Cunene, Huambo, Cabinda e Uíge, bem como o Sistema de Emissão de vistos de Turismo/Negócios nos diversos Postos de Fronteira. Destacou-se igualmente a inauguração do Posto de Atendimento do Victória Office em Viana e a abertura do Posto de Atendimento nas instalações da Agência de Investimento e Promoção das Exportações (AIPEX), para atender os investidores estrangeiros. Neste ano foi possível também atingir resultados positivos nas acções de prevenção e combate à imigração ilegal.

Relativamente às perspectivas para o ano de 2019, o presidente do acto garantiu a efectivação da presença de Oficias de Ligação de Imigração, nos Postos Consulares, assim como, o registo e cadastro biométrico da população estrangeira, a regularização da situação dos requerentes de asilo e refugiados em Angola, bem como, a aprovação da lei e a implementação do passaporte electrónico.

Lembrou ainda os efectivos, que a missão de prevenir e combater à imigração ilegal para garantir a preservação da segurança e da integridade nacional deve continuar a ser o princípio orientador da postura e do comprometimento do efectivo do SME para com a pátria, missão esta que a todos deve orgulhar.

Na ocasião o Director Geral ofereceu prendas aos efectivos mais antigos da corporação.
Durante o banquete Sua Excelência, em seu nome e da Direcção Geral, passou de mesa em mesa a desejar um Feliz Ano Novo a todos os efectivos.

 

Publicado em: 21/03/19