Mais de 30 Oficiais Subalternos afectos ao SME

Mais de 30 Oficiais Subalternos afectos ao SME encerraram, ontem (11.12.2018) o II Curso Intermédio destinado a Oficiais Subalternos do SME.

O acto teve lugar na sala de reuniões da Direcção Geral e foi presidido pelo Comissário de Migração Firmino Somavie, Director do Gabinete de Estudos Informação e Análise do SME, em representação do Director Geral, Sua Excelência o Comissário Gil Famoso Sebastião da Silva.

Estiveram presentes, Membros do Conselho Consultivo do SME, Oficiais Superiores, Formadores e Formandos.
No discurso de abertura, a Chefe da Missão Cubana junto do SME, Nádia Calderón fez apresentação do Dossier Técnico-Pedagógico que caracterizou o Curso. A formadora explicou, que durante três meses, os formandos foram capacitados em matérias relacionadas à Direcção, como Preparação Operativa e Informação, Metodologia de Investigação Cientifica, Informática e Fiscalização.

Segundo a formanda Ivete de Brito, “os conhecimentos e habilidades técnicas adquiridas, lapidaram-lhes para a melhoria do serviço público, saber liderar com humildade, empatia, altruísmo, competência e confiança, uma vez que ser líder requer paciência, persistência, determinação, coragem e acima de tudo comprometimento com a Pátria”. Reforçando ainda, que durante três meses aprenderam, a magia para aquisição do titulo de líder, que se reflecte num posicionamento progressivo – “saber estar, ser e acima de tudo ter responsabilidade no trabalho”.

A cerimonia foi marcada também com a entrega simbólica de certificados aos finalistas.

No final da actividade, o Presidente do acto, em nome da Direcção Geral, felicitou os formandos pelos resultados alcançados e pela conclusão do Curso. Enalteceu ainda, respectivamente a Direcção de Recursos Humanos e o Corpo de Formadores pela sua organização e pela forma incansável e dedicada que ministraram as matérias.

Aos formandos, o Comissário lembrou que os conhecimentos adquiridos farão a diferença no exercício das actividades que forem acometidas, e serão uma mais valia no cumprimento das metas superiormente incumbidas ao SME.

Publicado em: 21/03/19