Investidores e Turistas com Processos cada vez mais Simplificados

O Serviço de Migração e Estrangeiros-SME, e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações-AIPEX realizaram, na última Quarta Feira (13.02.2019), no anfiteatro da AIPEX, o Workshop sobre Investimento Privado e o Regime de facilitação de Visto em Angola.

O acto contou com a presença prestimosa de Sua Excelência o Ministro do Interior, Dr. Ângelo de Barros da Veiga Tavares e da Ministra da Hotelaria e Turismo, Dr. Ângela Bragança. Estiveram também presentes no referido evento, o Director Geral do SME, Comissário Gil Famoso Sebastião da Silva, o PCA da AIPEX, Dr. Licínio Vaz Contreiras, Representantes das Missões Diplomáticas e Consulares acreditadas em Angola, Quadros Seniores do Ministério do Interior, Investidores Nacionais e Estrangeiros, Turistas, Associações de Advogados, Representantes das Câmaras de Comércio e outros singulares.

No discurso de abertura, Sua Excelência o Ministro do Interior sublinhou que o evento surge numa altura em que o país aprovou o novo Regime Jurídico de Estrangeiros, um instrumento que confere maior abertura aos cidadãos estrangeiros no que diz respeito ao Investimento Privado. Segundo o Ministro do Interior, o SME adoptou medidas que vão ao encontro do referido diploma, nomeadamente, a aposta na Descentralização Gradual das Prorrogações dos Vistos para as Representações Provinciais, bem como, um Sistema que permite que Pareceres sejam Tratados de Forma Concentrada para Facilitar o Controlo, conferir celeridade no tratamento e evitar falsificações.

O certame esteve repartido em dois painéis, sendo o primeiro reservado ao SME, onde foram apresentados temas como; A Politica Migratória; o Novo Regime Jurídico de Estrangeiros; e o Regime de Facilitação e Isenção de Vistos. No segundo painel, os prelectores da AIPEX dissertaram sobre o Investimento Privado: Desafios e Perspectivas.

No final acto, o Director Geral do SME, louvou a estreita parceria entre o SME e a AIPEX, garantindo assim, continuar a estreitar relações de cooperação institucionais com diferentes parceiros públicos e privados, para busca de soluções concretas e contextuais com vista a melhorar os serviços prestados pelo SME.

Publicado em: 12/03/19